É uma técnica comprovadamente segura e eficiente que, através do uso de substâncias químicas ativadas, remove manchas e pigmentações dos dentes, alojadas em sua camada interna, a dentina. Qualquer pessoa pode realizar o clareamento dental, desde que os dentes estejam íntegros. É necessária sempre uma avaliação inicial correta para determinar qual o tipo de clareamento dental é mais indicado, como será realizado, e se existe a necessidade de algum tratamento prévio para sua realização.
Existem basicamente três tipos de clareamento dental:
✓ Clareamento CaseiroConsiste em uma moldeira confeccionada em material transparente e macio a partir do molde da arcada dental. Nela é colocado o gel, agente químico que deve ficar em contato com o dente por um período pré-determinado.
Estes materiais são fornecidos pelo cirurgião-dentista e o paciente deverá aplicar diariamente o clareador sobre os dentes; o profissional irá supervisionar o tratamento através de visitas periódicas do paciente ao consultório, tanto para avaliarmos o efeito do clareamento comparando-se com escalas de cores como para verificarmos alguma possível sensibilidade que possa aparecer. A vantagem desse método está na facilidade, acompanhamento, conveniência de se fazer em casa, um resultado mais duradouro e com a possibilidade de refazer após alguns anos com um menor custo.