Os alinhadores são a tendência do momento... estéticos, eficientes, práticos e confortáveis
Como já falei anteriormente, o digital veio para ficar! E falando em ortodontia, os alinhadores são a tendência do momento...estéticos, eficientes, práticos e confortáveis , hoje os diversos tipos de alinhadores fazem parte da rotina na ortodontia.
O aparelho Invisalign é o mais conhecido pelo grande público, oferecendo um tratamento fantástico e tecnologia capaz de tratar qualquer caso, inclusive casos muito complexos envolvendo cirurgia ortognática. Entretanto , para grande parte da população, ainda é um produto de alto valor agregado, tornando-se inacessível. Outros alinhadores como Clear Aligner (sistema alemão), Clear Correct (Nacional), Orthoaligner (Nacional) dentre outros também possibilitam tratamentos eficientes, porém tem previsibilidade menor, e, ao meu ver, não tratam qualquer caso , porém tem uma grande vantagem em relação ao custo em comparação ao Invisalign.
Existe também a possibilidade de tratar com alinhadores na própria clínica pois com o arquivo digital e imagens radioagráficas e fotográficas elaboramos o diagnóstico e um plano de tratamento virtual em softwares específicos; com o planejamento feito, as movimentações programadas, o software calcula o número de alinhadores necessários para atingir as metas ortodônticas e gera os arquivos digitais das correções sequenciais um a um.
Após isso, por meio de impressão 3D, imprimimos cada passo e depois fazemos a plastificação do alinhador de cada fase sobre o seu modelo específico. Recorta-se depois, acabamento e polimento e está pronto o seu alinhador feito na clínica.
A grande vantagem nesse caso é o custo baixo e a praticidade de ser feito na clínica, porém não trata qualquer caso, apenas os simples com apenas algum desalinhamento dentário ou de média complexidade, onde precisamos de alguma expansão.